ÁTILA ABREU

Conheça

Principal categoria do esporte a motor na América Latina, a Stock Car é disputada desde 1979. Em seus 35 anos de história, a competição se notabilizou como vitrine para os melhores pilotos da história das categorias de turismo do automobilismo brasileiro.

Nomes como Paulo Gomes, Chico Serra, Ingo Hoffmann e Cacá Bueno deixaram sua marca na categoria, que tem Átila Abreu como estrela ascendente nas últimas temporadas.

19 Opalas com motores 6 cilindros alinharam para a primeira corrida da história da categoria, disputada em Tarumã e vencida por Affonso Giaffone.

O desenvolvimento da categoria caiu como uma luva para Ingo Hoffmann, o “alemão”. Ele retornou da F1 e passou a dominar a Stock Car. Acumulou títulos consecutivos entre 1989 e 1994 e até hoje é o maior recordista da categoria, com 12 campeonatos de pilotos.

A virada para o terceiro milênio coincidiu com uma verdadeira revolução na Stock. A Vicar assumiu como promotora do evento e a parceria institucional com a Rede Globo proporcionou uma visibilidade até então inédita para categorias 100% nacionais.

Logo essa nova plataforma de marketing esportivo apresentou resultados notáveis.  Em 2005, a Mitsubishi passou a fazer companhia à Chevrolet com carros na categoria. No ano seguinte foi a vez de a Volkswagen fazer sua estreia e, em 2007, a Peugeot ingressou na Stock Car.

Fora das pistas, a promoção da principal categoria nacional continuou em franca evolução, adotando soluções consagradas nas maiores competições do esporte a motor mundial. Em 2007 foi negociado o naming rights do campeonato, dando origem à  Copa Nextel Stock Car. E em 2008 surgiu a “Corrida do Milhão”, prova que premia o vencedor com R$ 1 milhão.

Na mais recente e profissional fase da Stock Car, o piloto de maior destaque na categoria tem sido Cacá Bueno. Entre 2006 e 2012 ele obteve cinco títulos.

A disputa da temporada 2014 da Stock Car foi protagonizada por 17 equipes e 34 pilotos de altíssimo nível, o título ficou com Rubens Barrichello e Átila Abreu foi o segundo colocado após uma dura disputa que teve fim na última etapa do certame, em Curitiba.

 

stock-car-logo-g